Skip to main content

Situação COVID-19: Portugal na Europa, dados diários (30/10/2020)

 

Fonte: ECDC - European Centre for Disease Prevention and Control

(daily_subnational_14-day_notification_rate e 

situation update for the EU/EEA and the UK)


Evolução dos novos casos por 100000 habitantes acumulados em 14 dias na União Europeia:


Evolução em alguns países da Europa (regiões NUTS)

  • Gráficos mais recentes: dados do ECDC até 9/9/2020 inclusive.
  • Gráficos mais vermelhos (mais azuis) significam que tiveram um maior (menor) aumento na última semana. 
  • Os dados diários relativos a Portugal (pelo menos) têm atraso relativamente aos dados semanais e relativamente à data actual.
  • Passa-se um período grande de tempo desde o momento da infecção ao aparecimento do caso nas estatísticas. É necessário conhecer alguns desses tempos para se interpretar correctamente os gráficos. Informação do ECDC aqui.
  • É também necessário perceber os níveis de testagem e taxas de positividade dos testes, etc para se interpretar melhor os gráficos. Informação do ECDC aqui para cada país.

Portugal












Para descodificar a região correspondente aos códigos NUTS referidos nos títulos dos gráficos:

Croácia






Holanda





Bélgica





Áustria





Itália





Suécia






Comments

Popular posts from this blog

Covid-19 na Europa, dados semanais (6/3/2022)

  (Clicar numa imagem e usar as teclas das setas para mudar de imagem) Fonte: ECDC - European Centre for Disease Prevention and Control ( https://www.ecdc.europa.eu/en/covid-19/country-overviews ) Incidência (novos casos por 100 mil habitantes acumulados em 14 dias) na União Europeia: Variação de incidência: Evolução em alguns países da Europa (regiões NUTS) Gráficos mais vermelhos (mais azuis) significam que tiveram um maior (menor) aumento na última semana.  Portugal Espanha França Alemanha Irlanda Croácia Rep. Checa Holanda Austria Roménia Suécia Noruega Dinamarca Polónia Hungria Finlândia

Sobre o alisamento das curvas com média móvel de 7 dias

Várias curvas apresentadas neste blogue foram alisadas utilizando uma média móvel de 7 dias, como no exemplo da figura abaixo. O que quer isso dizer, porque se faz isso e quais os seus efeitos? Utilizou-se alisamento para facilitar a leitura das curvas: elas assim aparecem com menos flutuações, permitindo ver melhor a tendência principal. Alisar com média móvel de 7 dias significa que cada ponto da curva original é subtituído pela média dos 7 pontos mais próximos. Cada ponto da curva representa um dia, pelo que o valor de um ponto na curva alisada é a soma dos valores dos 3 dias anteriores, dos 3 dias posteriores e do próprio dia da curva original, a dividir por 7. Esta média é feita para todos os pontos da curva (média móvel). Assim, as flutuações semanais, que são as mais frequentes neste tipo de dados reduzem-se bastante. Por exemplo, é natural que se processem menos amostras aos fins-de-semana, resultando numa periodicidade de 7 dias nos casos confirmados: Há contudo um efeito que