Várias curvas apresentadas neste blogue foram alisadas utilizando uma média móvel de 7 dias, como no exemplo da figura abaixo. O que quer isso dizer, porque se faz isso e quais os seus efeitos?
Utilizou-se alisamento para facilitar a leitura das curvas: elas assim aparecem com menos flutuações, permitindo ver melhor a tendência principal. Alisar com média móvel de 7 dias significa que cada ponto da curva original é subtituído pela média dos 7 pontos mais próximos. Cada ponto da curva representa um dia, pelo que o valor de um ponto na curva alisada é a soma dos valores dos 3 dias anteriores, dos 3 dias posteriores e do próprio dia da curva original, a dividir por 7. Esta média é feita para todos os pontos da curva (média móvel). Assim, as flutuações semanais, que são as mais frequentes neste tipo de dados reduzem-se bastante. Por exemplo, é natural que se processem menos amostras aos fins-de-semana, resultando numa periodicidade de 7 dias nos casos confirmados:
Há contudo um efeito que deve ser esclarecido e que se observa na figura acima, para melhor se interpretar o valor dos últimos 3 pontos das curvas alisadas. Se ainda não for conhecido o valor da curva nos dias seguintes, no método de alisamento usado neste blogue, utiliza-se o valor do dia mais próximo. Assim, o valor da média móvel para o último dia é obtido fazendo a soma dos 3 dias anteriores com o do próprio dia, mais 3x o valor do próprio dia, uma vez que não se conhece os valores dos 3 dias seguintes (depois divide-se por 7). Isso pode fazer com que a parte final da curva pareça mais elevada do que o normal em certos dias da semana (por exemplo, na figura de sábado, se o último valor conhecido for o de 6ª feira e ele for mais elevado, entrando 4x no cálculo da média, pode parecer maior do que à 2ª ou 3ª feiras).
Em resumo: os 3 pontos do final das curvas alisadas têm ainda alguma flutuação devido às variações semanais, pelo facto de contarem mais para a média móvel de 7 dias do que os restantes pontos.
Comments
Post a Comment