Clicar para aumentar as imagens.
Casos confirmados por município (boletim de 9/4/2020, referente a dados até ao final de 8/4/2020):
Variação do número de casos relativamente ao boletim anterior:
Mais uma vez aparecem concelhos com diminuição do número total de casos, o que mostra inconsistência com dados de dias anteriores. Estas inconsistências podem estar relacionadas com alteração do registo da localidade (casos primeiro registados de acordo com o concelho de naturalidade e mais tarde alterados para o concelho de residência). Recordamos a importância de se poder dispor de uma série temporal de casos confirmados por concelho que esteja livre de inconsistências: a partir da série de boletins da DGS não é possível saber que correcções foram feitas, isto é, a que concelho(s) foram adicionados os casos retirados de um dado concelho.
O gráfico seguinte mostra o mínimo das variações registadas entre boletins consecutivos da DGS, para melhor observar os concelhos onde houve inconsistência de dados (= concelhos onde houve variações negativas em boletins da DGS consecutivos). A inconsistência pode ser devida ao registo por concelho de naturalidade, mais tarde alterado para registo por concelho de residência ou, no caso de concelhos com grandes variações negativas do número de casos, estar relacionado com duplo registo de dados - reconhecido pela DGS para o concelho do Porto; mais informação):
Casos confirmados por 1000 habitantes:
e respectiva variação relativamente ao dia anterior:
Observou-se uma grande variação do número de casos por mil habitantes, sobretudo em Vila Nova de Foz Côa, mas também em Castro Daire, não se compreendendo que se fale só de Castro Daire nas notícias ("COVID-19: cordão sanitário em Castro Daire está a ser equacionado, diz DGS"). A não ser que seja uma gralha no boletim e se observem por exemplo 9 casos em Foz Côa e não 69 (ontem o site que mostra o mapa oficial da DGS também tinha uma gralha: indicava 100 casos em Nelas em vez dos 10 do boletim da DGS, conforme imagem abaixo). Se for esse o caso, é possível que seja feita a correcção no boletim de amanhã.
Pinhel, Gouveia, Almeida e Celorico da Beira não tinham casos confirmados no boletim anterior mas aparecem agora com aumentos consideráveis. Este foi também um dia em que 18 novos concelhos tiveram casos confirmados relativamente ao boletim anterior, um aumento que não se via desde há há cerca de 10 dias.
Evolução do número de mortes vs. número de casos activos (escala logarítmica; cada ponto corresponde a um dia):
Evolução do número de mortes vs. número de casos activos (mesmos dados do gráfico acima, mas com escala linear):
Evolução do número de países (inclui dois cruzeiros) com um determinado número de casos ou mortes:
Rankings de países por número de casos confirmados, mortes e casos recuperados:
Rankings correspondentes aos de cima mas do números de casos dividido pela população de cada país (inclui os cruzeiros Diamond Princess e MS Zaandam):
Curvas de número de mortes vs. casos activos para cada país (inclui cruzeiros), separadamente. A cor do gráfico corresponde ao número de mortes. Como a imagem é de grandes dimensões, pode ser preferível descarregar a imagem para o computador:
Curvas de total de casos confirmados, recuperados, casos activos e número de mortes por país ao longo do tempo (pode ser melhor descarregar a imagem para o computador). Com o passar do tempo, é de esperar que as curvas dos vários países tomem uma forma mais parecida com as da China:
A variação de um ponto para o seguinte dos gráficos da imagem de cima dá os gráficos de novos casos para cada país (confirmados, recuperados, activos e mortes). É aqui que se podem ver melhor os "picos" da epidemia. Cada curva foi alisada para retirar algum ruído (utilizou-se uma média móvel de 5 dias). Reparar que há duas escalas: a do lado esquerdo indica casos confirmados, recuperados e activos e a do lado direito mortes. A imagem é de grandes dimensões, pode ser melhor descarregar para o computador:
Comments
Post a Comment